Cronica da corrida em Denver, Colorado

* STICKY *

O Sábado, 15 de Julho foi um dia em que se fez história na tauromaquia. Pois foi a primeira corrida formal no estado de Colorado em mais de 50 anos.

Assim pelas 18h00 locais, deu-se início no National Western Complex em Denver, com taurodromo fechado, à corrida com menos de 1/4 de casa.

O cartel contou com o cavaleiro João Soller Garcia. E para o toureio apeado Lupita Lopez e Daniel Nunes. Para as pegas esteve a cargo o Grupo de Forcados Amadores Luso-Americanos. Os touros da Ganadaria Californiana Casa Agrícola Roberto Martins e filhos. O Director da corrida foi David Borges Jr.

O cavaleiro João Soller Garcia esteve bem nos seus primeiros dois touros que mostravam sinais do desgaste da viagem do Vale de San Joaquin até Denver. No seu último perante um touro que tinha bravura e que pedia contas realizou uma lide que chegou ao público.

Lupita Lopez toureou o quarto da tarde. Este dando grandes sinais do cansaço da viagem. Esteve bem no primeiro tércio realizando bonitos e variados capotazos. Na muleta foi trabalhadora perante o exemplar da Casa Agrícola Roberto Martins e filhos que rapidamente se apagava.

Daniel Nunes tirou o que pode do seu primeiro touro o qual não tinha muito para tirar. Enquanto no seu segundo perante um touro com qualidades e que foi o que mais jogo deu e menos cansaço mostrou nesta corrida, o espada Português esteve em grande plano no capote, no tércio de bandarilhas e acabou com uma bonita faena.

O Grupo de Forcados Amadores Luso-Americanos realizou uma actuação de valor e foi muito aplaudido pelo público do National Western Complex. Abriu o praça no primeiro touro que o GFALA pegava fora da Califórnia, o Cabo do grupo Michael Lopes que consumou uma boa pega à 1a tentativa, Ulisses Gutierrez à 3a tentativa e Manuel Cabral à 2a tentativa.

Ficou patente que quando se transporta touros em grandes distâncias tem que se dar mais tempo para a recuperação dos mesmos. Nota de reconhecimento aos responsáveis pela organização de toda a logística desta corrida que teve o titulo “The Dance an international bullfighting experience”. Organizar uma corrida no Vale de San Joaquin é uma coisa e organizar uma corrida a praticamente 2000 kms é outra coisa.

O National Western Complex em Denver teve pouco público nas bancadas mas esse pouco público saiu satisfeito com o espetaculo e por ter assistido à primeira corrida de touros no estado de Colorado em mais de 50 anos.