Noite negra para fechar a feira de Thornton

* STICKY *

Na segunda-feira, 16 de Outubro, teve lugar na Praça de Touros de São João, em Thornton, a segunda corrida da Feira de Thornton. Esta corrida também foi a última da temporada 2017 na Califórnia.

No cartel tivemos os cavaleiros Tiago Pamplona e João Pamplona e o Matador António João Ferreira “Tojó”. Para as pegas dos quatro touros lidados pelos irmãos Pamplonas estiveram presente os Grupos de Forcados Amadores de Merced e Amadores de Escalon. 3 touros da Ganadaria Ramo Grande e 3 touros da Ganadaria Santo Antão.

Esta corrida com casa cheia até à bandeira foi abrilhantada pela Azores Band of Escalon e foi Director de Corrida João Gonçalves.

Durante as cortesias foi prestado um minuto de silêncio para as vítimas dos incêndios em Portugal e na Califórnia.

No sábado, na primeira corrida da feira, o público assistia em Thornton a uma corrida com a presença dos dois ferros mais antigos da Califórnia. Na segunda-feira, na segunda corrida da feira, a presença foi de duas ganadarias que muito recentemente apareceram no panorama taurino da Califórnia. Notou-se a diferença – e de que maneira.

O primeiro da noite foi da Ganadaria Santo Antão. Nem manso perdido serve para descrever este touro. O cavaleiro Tiago Pamplona esteve valente perante este exemplar da Ganadaria Santo Antão que nada tinha para tirar. Parabéns ao Tiago Pamplona pela sua entrega e seriedade com o público de Thornton.

O segundo da Ganadaria Santo Antão, também demonstrando todos os sinais de mansidão, foi para João Pamplona, que realizou uma boa lide de recurso e acabou com um bom violino.

O terceiro da noite e primeiro para pé da Ganadaria Santo Antão para o Matador António João Ferreira “Tojó” que esteve bem no capote. O bandarilheiro Cláudio Miguel esteve muito bem com dois pares de bandarilhas. Na muleta, houve pouco para contar perante um touro ao qual faltava casta.

Depois do intervalo, saiu à praça um exemplar da Ganadaria Ramo Grande novamente para o toureio apeado e para o espada português. Outro touro sem casta e, por isso, não há muito a contar.

O quinto da noite anunciado da Ganadaria Ramo Grande para o cavaleiro Tiago Pamplona, um manso que dificultou bastante o lidar do cavaleiro terceirense. Contudo, Tiago Pamplona esteve novamente em grande e não defraudou o público com uma lide valente.

O sexto e último da corrida da Ganadaria Ramo Grande era parado, indeciso e desde o início dava a ideia que iria dificultar a lide; mas que João Pamplona deu-lhe a volta e acabou a sua lide em grande.

Com valor e em grande também esteve os Grupos de Forcados perante toda a mansidão e feio da passada segunda-feira em Thornton. Pelos Amadores de Merced, pegou o Cabo do Grupo, João Azevedo “Café”, à 3a tentativa e a dobrar um colega, Tony Oliveira, à 5a tentativa. Os Amadores de Escalon pegaram à 3a tentativa e à 1a tentativa (não conseguimos os nomes dos caras).

Noite negra para fechar a feira de Thornton e a temporada Californiana de 2017.