Tarde feliz em Thornton para os aficionados da Califórnia

* STICKY *

Realizou-se no sábado, 14 de Outubro, a penúltima corrida da temporada de 2017 na Califórnia. Como vem acontecendo há mais de duas décadas, a Festa de Nossa Senhora de Fátima de Thornton teve no seu programa duas corridas de touros: uma no sábado e a outra na segunda-feira.

Este ano, a Praça de Touros de São João abriu as suas portas para a primeira corrida da sua feira, no sábado, e que foi uma Corrida à Portuguesa.

O cartel contou com o cavaleiro Tiago Pamplona, a cavaleira Joana Andrade e o cavaleiro João Pamplona. Para as pegas estiveram presentes os Grupos de Forcados Aposento de Turlock e Amadores Luso-Americanos. Lidaram-se 3 touros da Ganadaria Pico dos Padres e 3 touros da Ganadaria Frank V Borba e filho.

A corrida com 3/4 de casa foi abrilhantada pela Filarmónica Lira Açoriana e teve como Director de Corrida João Gonçalves.

O primeiro da tarde da Ganadaria Pico dos Padres foi de muito boa qualidade para o toureio equestre e Tiago Pamplona esteve muitíssimo bem tanto na ferragem dos compridos como dos curtos terminando a sua lide com dois bons ferros um violino e um de palmo.

O segundo da Ganadaria Pico dos Padres tinha um ligeiro problema de lesão mas contudo acabou por deixar-se e coube a Cavaleira Joana Andrade que realizou uma lide muito pobre e deixou a impressão que não toureava a algum tempo.

O terceiro da Ganadaria Pico dos Padres foi subindo durante a lide e acabou por serviu muito bem para o João Pamplona que realizou uma lide de grande nível fechando a mesma com dois ferros de palmo que chegaram muito a bancada.

O quarto da tarde da Ganadaria Frank V Borba e filho demonstrou nos capotazos iniciais uma grande qualidade e que se fosse para o toureio a pé seria um touro de bandeira. Na lide a cavalo foi tão bom da mesma maneira e proporcionou ao Tiago Pamplona uma lide de grande nível.

O quinto da Ganadaria Frank V Borba e filho foi de boa qualidade e coube a Cavaleira Joana Andrade que começou mal a lide, levou um toque desnecessário e não soube aproveitar as boas qualidades do oponente. Acabou a lide com dois ferros aceitáveis, mas mais uma vez não realizou uma lide que agrada-se o público.

O sexto da Ganadaria Frank Borba e filho serviu para João Pamplona desenhar uma lide do princípio ao fim de grande nível e que fechou as lides equestres da tarde da melhor maneira.

Pegou pelo Aposento de Turlock Chris Peixoto à 4a tentativa, Darren Mountain à 1a tentativa e Miguel Pires à 2a tentativa.

Pelos Amadores Luso-Americanos pegaram Raymond Oliveira à 1a tentativa, Cláudio Pereira à 1a tentativa e David Magina (que fez a sua despedida das arenas) à 1a tentativa.

Depois do quinto touro houve uma cerimónia para mais uma despedida esta do Bandarilheiro Californiano Mário Teixeira que neste ano em que celebra as suas bodas de prata como subalterno decidiu despedir-se das nossas arenas. A cerimónia terminou com uma volta em ombros pelos colegas subalternos do Mário Teixeira, conhecido como Marinho na nossa Festa Brava da Califórnia.

Durante as cortesias foi prestado um minuto de silencio pela morte do Ganadeiro Victorino Martin Andrés proprietário da famosa ganadaria Victorino Martin.

Tarde de touros que agradou e bastante o público no passado Sábado em Thornton. Que venham mais corridas destas. A esta corrida podia-se dar vários titulos como "Uma boa tarde de touros" ou "Olé Pamplona" mas talvez o melhor é "Tarde feliz para os aficionados da California".